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julho 20, 2009

Novo BMW 118i vem para ser o mais acessível da marca!

Versão mais simples do hatch traz motor 2.0 de 136 cv e parte de R$ 95 000

BMW 118i_02Para atrair mais clientes às suas concessionárias e, literalmente, quebrar uma barreira, a BMW passa a oferecer no Brasil seu primeiro modelo abaixo dos R$ 100 000. Trata-se do 118i, versão de entrada do Série 1 que custará exatos R$ 95 000 com transmissão automática sequencial Steptronic de 6 marchas (o câmbio não traz opção de trocas no volante).

Mecanicamente, o novo 118i conta com o mesmo motor 2.0 de 4 cilindros do 120i, até então o modelo de entrada da BMW no país, mas a potência e o torque foram reduzidos, respectivamente, de 156 cv e 20,3 kgfm para 136 cv e 18,3 kgfm. Por enquanto, segundo a fabricante, não há previsão de importação ao Brasil do 118i com câmbio manual. Leia a matéria completa!

Se os valores não são tão discrepantes, é no interior que as mudanças mais impactantes são observadas. Ao abrir a porta do motorista e se ajeitar no banco, é estranho saber que você está ao volante de um BMW, mas nota a ausência do ar-condicionado digital, do revestimento de couro nos bancos e de alguns detalhes mais refinados de acabamento, como aplicação de elementos em antracite no painel.

Fora esses detalhes, o 118i não foge à sua linhagem de marca premium e traz de série, além do ar-condicionado manual, airbags frontais para motorista e passageiro, laterais dianteiros e para cabeça tanto na dianteira como na traseira. Completam a lista o trio elétrico, bancos com regulagem de altura, retrovisor interno eletrocrômico, sistema de som BMW Professional com entrada auxiliar, teclas multifunções no volante, bancos traseiros bipartidos 60/40 e coluna de direção regulável em altura e profundidade. As rodas de liga leve são de 16” e vem calçadas em pneus 205/55 R16.

Com qualidades inegáveis, a grande pergunta surge quando analisamos a diferença de preço. Será que os R$ 23 000 de diferença entre o 120i (R$ 118 000) e o 118i (R$ 95 000) não justificam o investimento na opção mais potente? Vale destacar que o gasto maior dará em troca – além de 20 cv a mais – ar-condicionado digital, sensores de chuva, luminosidade e estacionamento, revestimento interno de couro, faróis de xenon e teto solar. É algo para se pensar, não?

A boa ajuda do câmbio

Filho de uma marca cujo slogan no Brasil é “Puro Prazer de Dirigir”, é de se esperar que o novo carro de entrada da BMW no país não deixe seu futuro comprador desiludido. Pois bem, para verificar se isso é verdade, nada como encarar as retas e curvas de uma boa estrada para testar a dirigibilidade do hatch. Chave pressionada no painel, botão “Start” acionado, é hora de conferir o comportamento do pequeno BMW.

Como é ponto de honra na marca alemã, e o que torna a dirigibilidade de seus modelos tão cativante, o 118i conta com tração traseira e eixo dianteiro de alumínio, conjunto que permite distribuir melhor o peso do carro. Na prática, curvas são contornadas com sutileza e o conjunto de suspensão multibraço na traseira apóia o modelo com eficiência. Um ponto em que o 118i sente a falta de um bloco mais potente é nas acelerações e retomadas quando o câmbio Steptronic está no modo Drive. Porém, para quem gosta de sentir o carro, basta deslocar a alavanca para esquerda e efetuar as trocas das 6 marchas manualmente. Deixando o bloco 2.0 sempre cheio, o 118i revela uma tocada instigante.

Na pista de testes, o hatch acelerou de 0 a 100 km/h em 11s4 e precisou de 193 metros para tanto, número relativamente bom levando em conta que o modelo pesa 1 375 kg. Para cumprir a retomada de 60 a 120 km/h, o 118i levou 12s0, enquanto a mesma prova de 80 a 120 km/h foi feita em 8s6. Com tanque de combustível com capacidade para 53 litros de gasolina, a média de consumo na casa dos 8,3 km/l pode ser considerada elevada, com parciais de 6,8 km/l na cidade e 9,8 km/l em rodovia. Com a mecânica que possui, o modelo deveria percorrer pelo menos mais de 10 km/l na estrada.

Silencioso, o 118i emite 45,4 dB em ponto morto, enquanto a 120 km/h o conforto a bordo é realçado e os passageiros podem conversar tranquilamente ou apreciar uma boa música, já que o carro emite apenas 64,8 dB. Na balança, o 118i é um carro cujas virtudes prevalecem sobre suas poucas características que merecem crítica, por isso sua chegada ao Brasil cumpre com louvor seu propósito: que cada vez mais apaixonados possam carimbar seu passaporte para o mundo BMW.

Fonte: Carro Online

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1 Comentário »

  1. oo eai manda novos disaine
    pro meu email wolsonteves@hotmail.com

    Comentário por wilsonsilva — setembro 22, 2011 @ 2:01 pm


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