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junho 3, 2009

XRE 300 chega para substituir XR Tornado e NX4 Falcon

Com motor 300cc, injeção eletrônica e design agressivo, novo modelo Honda de conceito adventure touring encara qualquer desafio

XRE300_16Visual adventure aliado a uma pilotagem mais confortável, adequada tanto ao uso nas cidades quanto em estradas não pavimentadas. Foi com este propósito que a Honda desenvolveu a XRE 300, novo modelo que integra seu line up de motocicletas nacionais.

Para tornar este conceito realidade, foi aplicado design marcante, motor com 300cc, posição de pilotagem mais confortável e novo chassi tipo berço semi-duplo. Com tais características, busca-se conquistar os usuários da XR 250 Tornado e da NX4 Falcon, além de proprietários de modelos de menor porte que buscam sofisticação e diferenciação. Veja as fotos do modelo!

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A XRE 300 atende às expectativas tanto de iniciantes no mundo das duas rodas quanto de motociclistas mais experientes e é ideal para quem necessita de um meio de locomoção para o dia a dia nas cidades e para aqueles que desejam viajar ou se aventurar por estradas de terra nos finais de semana.

Design agressivo e imponente

O DNA off-road herdado da XR 250 Tornado é evidente em todo o projeto da XRE 300, a exemplo das suspensões de longo curso, do escapamento com saída alta, do paralama principal elevado e do secundário, que protege contra respingos. Somado a tudo isso, foi adotada a tendência “adventure” na nova motocicleta, que apresenta linhas agressivas e modernas, transmitindo sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.

Na dianteira, o farol multi-refletor, com lentes em policarbonato de 60/55W, oferece excelente visibilidade noturna e é envolto por uma carenagem em preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal, integrado à carenagem do farol e aos defletores laterais, possui formas que transmitem a sensação de força e velocidade.

O novo painel é completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.

O escapamento preto de saída alta, envolto por protetor em prata; as rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio na cor preta; e os pneus de uso misto conferem porte e visual ainda mais arrojado.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. As alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, enquanto o bagageiro facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauleto (disponível no mercado).


XRE300_01Para encarar qualquer aventura

A motocicleta traz motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo, que, em combinação com a injeção eletrônica PGM-FI, possibilita respostas precisas ao comando do acelerador.

Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso. Esses valores representam uma significativa melhora de desempenho quando se compara o modelo à XR 250 Tornado, que desenvolvia potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm e torque de 2,42 kgf.m a 6.000 rpm.

A utilização da exclusiva injeção eletrônica PGM-FI, aliada ao catalisador e à válvula PAIR instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que a XRE 300 atenda, com folga, aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Enquanto a legislação permite emissão máxima de 2,00 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,15 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a XRE 300 emite 0,849 g/km de CO, 0,1 g/km de HC e 0,081 g/km de NOx.

A XRE 300 possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros (reserva de 2,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

O novo chassi, do tipo berço semi-duplo, oferece agilidade e fácil pilotagem, além de comportamento mais estável em qualquer situação. A XRE 300 apresenta relação entre comprimento, largura e altura de 2.171 x 830 x 1.181 mm e entre eixos de 1.417 mm. Sua distância mínima do solo é de 259 mm, enquanto a altura do assento é de 860 mm e seu peso seco é de 144,5 kg.

A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e oferece ótimo encaixe das pernas junto ao tanque. O guidão, com novo posicionamento, permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Para o garupa, o conforto é garantido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.

A suspensão traseira monoamortecida do tipo Pro-Link, com tensão de mola ajustável e exclusiva balança de alumínio (Aluminium Swing Arm), proporciona pilotagem macia e agradável em todas as situações, mantém o pneu sempre em contato com o solo e amplia a capacidade de tração em qualquer terreno. Já a dianteira, do tipo garfo telescópico de longo curso, assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.

O freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples, proporcionam grande eficiência e progressividade nas frenagens. Na cor dourada, os cálipers conferem visual ainda mais sofisticado ao modelo.

A segurança é reforçada pela presença do shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

Disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, a motocicleta chega à rede de concessionárias autorizadas em agosto e tem expectativa de vendas de 40 mil unidades no período de um ano. Seu preço público sugerido é de R$ 12.890,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

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Fonte: Divulgação Honda

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24 Comentários »

  1. gostaria de saber como é que que anda no barro,com esse para-lamas dianteiro dessa altura?

    Comentário por andre — junho 3, 2009 @ 5:34 pm

  2. André, faz um teste que vc vai descobrir.

    Comentário por Carlão — junho 5, 2009 @ 9:51 am

  3. e uma carniça isso ai nen chega a os pes da tornado

    Comentário por emilio araujo ferreira — junho 6, 2009 @ 9:17 pm

  4. Se der pra trocar esse paralama esquisito fica até mais ou menos

    Comentário por Gabrau — junho 7, 2009 @ 11:18 am

  5. como é o desempenho no barro, terno a tornado 2007 com 7.000km, super conservada, adoro andar com ela, a 300 tem o mesmo desempenho?

    Comentário por ROGÉRIO NÓBILE — junho 7, 2009 @ 2:45 pm

  6. a moto é muito
    linda, eu gostaria
    de saber quanto
    ela custa..????
    lindo o bico
    dela♥

    Comentário por kamilly — junho 9, 2009 @ 8:59 pm

  7. muituuuuu
    lindaaaaaa
    maravilhaaa

    Comentário por kamilly — junho 9, 2009 @ 9:00 pm

  8. Super feia, prefiro ficar com a tornado 2008 mesmo …

    Comentário por Bruce — junho 10, 2009 @ 5:29 pm

  9. tão assistindo muito desenho esses engenheiros da honda, que merda e essa, o farol não acompanha o guidon

    Comentário por Eduardo — junho 14, 2009 @ 9:19 am

  10. ela é muito interesante mais o paralama é muito estranho vai ser dificio com esse ai ainda a tempo de trocar parece um bico de tucano meu.

    Comentário por Márciocarneirosilva — junho 16, 2009 @ 9:50 pm

  11. por enquanto fico com a tornado msm, essa moto pessa mais de 144kg num dá pra fazer muita coisa no fora de estrada.

    Comentário por samuel — junho 21, 2009 @ 2:34 pm

  12. Não tô querendo desdenhar,mas não tem condições dessa moto substituir a tornado e a falcon(até pq são duas motos distintas)trilha com ela sem chance e viajem também!Abraço!

    Comentário por Léo Mocó — junho 23, 2009 @ 8:21 pm

  13. caracas essa moto esta super irada ,pois como sempre a honda esta renovando mais e mais ainda os modelos dela,e esta ai com certeza vai deixar o mercado mais alucinante ainda,e com certeza sera um estouro de vendas podem apostar.

    Comentário por marcelo santos — junho 25, 2009 @ 8:34 am

  14. caramba velho pow agora vcs acertaram em cheio temos uma agressividade no modelo que vai abalar qualquer outra concorrente
    extraordinária o que vcs fizeram pela tornado nova ja tava precisando mudar msm parabéns todos

    Comentário por thiago — junho 26, 2009 @ 6:23 pm

  15. Pergunto quantos quilômetros ela faz por litro, está muito bonita que pena que comprei uma bros ESD mais dependendo do consumo pegarei mesmo uma 300

    Comentário por jean carlos — junho 27, 2009 @ 9:38 am

  16. FORA O BICO DE PICA-PAU E A CHURRASQUEIRA NA TRASEIRA ATÉ Q FICOU MAIS OU MENOS….

    Comentário por leandro — junho 28, 2009 @ 9:56 pm

  17. Parece a moto do Jaspion…esses engenheiros são uns saudosistas fanfarões. Melhor pra XTZ250X.

    Comentário por Marcos — julho 1, 2009 @ 5:22 pm

  18. deve ser o mais novo conceito de motos…animais da floresta…essa ai parece um jacare´açu…brincadora se espera tanto pra comprar isso? Puts brincadeira…é por isso que a Yamaha ta ganhando cada vez mais mercado..os caras tao brincando de desenhar motos de desenhos japoneses…

    Comentário por welison — agosto 1, 2009 @ 10:50 pm

  19. moto muito linda hen!!!

    Comentário por cleitom — agosto 16, 2009 @ 1:38 pm

  20. olha tirando o bico de papagaio,o banco,oprotetor de bengala e a churasqueira ai talves fique “bonita”

    Comentário por fabricio — agosto 16, 2009 @ 6:50 pm

  21. mais essa moto ficou uma bosta.horrivel o engenheiro tem parte nos power ranger.e no SUS o cara gosta do mosquito da dengue.
    mais no mais FICOU UMA BOSTA ACABOU COM A RACA DAS TORNADOS

    Comentário por marcos — novembro 10, 2009 @ 7:51 am

  22. grande merda esa moto,depois de tanto suspense,a honda lança uma merda dessas,que moto ridicula,na altura do seculo xxI,tornado da de 10000nesa moto.

    Comentário por alex — novembro 14, 2009 @ 6:33 pm

  23. rarara…pare com um beija flor!!!Deus me livre em honda q decepisom!!!

    Comentário por deric — março 6, 2010 @ 9:42 pm

  24. essa moto ficou muito massa cara ela e d mais.

    Comentário por marcelo novaick da silva — outubro 25, 2010 @ 8:09 am


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