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junho 3, 2009

CB 300R é oficialmente lançada pela Honda

Representante Honda na categoria “street sport naked” ganha motor de 300cc e design marcante, inspirado nos modelos top naked mundiais da Honda

CB300R_03Suas linhas agressivas e o visual sofisticado transmitem esportividade e força. A motorização, com capacidade cúbica ampliada, proporciona pilotagem mais emocionante e desempenho tanto no uso urbano, para locomoção diária, quanto nas estradas, para o lazer aos finais de semana. Esses são apenas alguns dos atributos da CB 300R, que chega para ampliar a atuação da Honda no segmento de média cilindrada e atender à demanda dos fãs da CBX 250 Twister, além de usuários da linha CG que buscam maior diferenciação e evolução, bem como novos adeptos da marca Honda e do mundo das duas rodas.

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De acordo com pesquisas realizadas pela Honda, em todo o Brasil, havia grande expectativa em torno de uma nova motocicleta da marca com aparência de maior porte e que proporcionasse ainda mais adrenalina. Com base no desejo desses usuários, a Honda desenvolveu sua nova representante na categoria “street sport naked”.

O primeiro desejo foi contemplado com a aplicação de formas marcantes, inspiradas nos modelos top naked mundiais. Já o segundo foi possível com a adoção de um motor com cilindrada ampliada. Perante suas principais concorrentes, a CB 300R se destaca por ser a única da categoria com propulsor de 300cc, com duplo comando de válvula no cabeçote, e por utilizar sistema de alimentação por injeção eletrônica de combustível PGM-FI.

CB300R_01Design marcante

A CB 300R tem linhas modernas e agressivas, destacando sua robustez. Adota o conceito “street fighter”, que transmite força na parte dianteira e leveza na traseira, sem carenagem e com o motor exposto. Sua esportividade também é favorecida por itens como ponteira e protetor do escapamento em aço inox, paralama com linhas envolventes e aerodinâmicas, pneus largos e rodas de liga leve com cinco raios duplos.

O conjunto frontal, com formas aerodinâmicas, dá à CB 300R identidade marcante. O farol com refletores multifocais garante boa visibilidade noturna, com maior área de iluminação e menor índice de dissipação. Sua carenagem, mais moderna e esportiva, está integrada ao conjunto e amplia a sensação de grande porte da motocicleta.

O tanque de combustível possui linhas acentuadas, vincos e curvas que potencializam a robustez. Capaz de armazenar 18 litros de combustível (com três de reserva), proporciona grande autonomia e praticidade em longas viagens e permite excelente encaixe para as pernas do piloto.

Na traseira, o modelo conta com lanterna exclusiva e rabeta mais curta e afilada, o que reforça sua leveza. O assento em dois níveis proporciona melhor ergonomia, garantindo o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também novas alças em alumínio, com formato agressivo, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança.

A ergonomia, tanto para o piloto quanto para o garupa, foi melhorada. A altura do guidão foi ligeiramente elevada, melhorando o conforto sem a perda da esportividade, e as pernas do piloto têm melhor encaixe junto ao tanque, ampliando o prazer na pilotagem. Já para o garupa, a posição foi elevada graças ao novo assento, que deixa o passageiro numa situação mais confortável.

Com 143 kg de peso seco, o modelo possui relação entre comprimento, largura e altura de 2.085 mm x 745 mm x 1.040 mm. A distância entre eixos é de 1.402 mm, enquanto o assento apresenta 781 mm de altura e a distância mínima do solo é de 183 mm. O ângulo de cáster e o trail foram modificados, proporcionando mais agilidade à motocicleta.

CB300R_05300cc de pura adrenalina

O motor DOHC (Double Over Head Camshaft) com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e com radiador de óleo do motor, agora possui 291,6 cm3.

O aumento da capacidade cúbica do propulsor quando comparado ao motor da CBX 250 Twister (249 cm3) confere à motocicleta agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.

Enquanto o torque passou de 2,48 kgf.m para 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, o que representa um aumento de aproximadamente 13%, a potência passou de 24 cv a 8.000 rpm para 26,53cv a 7.500 rpm, aumentando aproximadamente 10,5%.

O moderno sistema de alimentação PGM-FI (Programmed Fuel Injection) foi desenvolvido pela Honda. Este, aliado ao catalisador instalado no escapamento da motocicleta, faz com que o modelo atenda ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela legislação. Enquanto o limite estabelecido é de 2 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,150 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a CB 300R emite 1,309 g/km de CO, 0,076 g/km de HC e 0,096 g/km de NOx.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que possibilita menor emissão de poluentes, a injeção eletrônica permite um funcionamento uniforme do motor, acelerações progressivas e lineares, respostas imediatas e comando do acelerador mais suave e confortável. Isto é possível devido à presença de sensores de oxigênio, posição do acelerador, pressão atmosférica, temperatura do ar e do motor, e inclinação, que fornecem importantes informações para um funcionamento adequado em qualquer situação.

CB300R_11

Conjunto resistente

O novo chassi, do tipo berço semiduplo em aço tubular, proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada isenta de manutenção periódica.

A suspensão dianteira, do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso, e a traseira, do tipo monoamortecida com 105 mm de curso, oferecem estabilidade e conforto. Os freios, dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro, proporcionam frenagens precisas e seguras e foram perfeitamente dimensionados para as características e o desempenho da motocicleta.

A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 –17M/C na dianteira e 140/70 – 17MC na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17’’ possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade do modelo.

O painel está mais completo: moderno e esportivo, adota a tendência das superesportivas (CBR) e é composto por tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, “neutro”, farol alto e sinalizadores.

A motocicleta conta também com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

Disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica, a CB 300R tem previsão de vendas de 50 mil unidades até dezembro de 2009. Seu preço público sugerido é de R$ 11.490,00 (base Estado de São Paulo) e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

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Fonte: Divulgação Honda

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13 Comentários »

  1. muito bela esta cb 300r da honda.

    Comentário por carlos roberto bordignon — junho 3, 2009 @ 11:47 am

  2. Linda que ficou a moto, mas, as pedaleiras poderiam ser cromadas e freio traseiro a disco.

    Comentário por Wagner Santos — junho 3, 2009 @ 9:50 pm

  3. ficou massa!!! só faltou freio a disco
    traseiro…

    Comentário por Robson Marllos — junho 6, 2009 @ 3:43 pm

  4. Quem paga um consórcio de uma tornado e quiser adiquirir um cbr300r qual seria a diferença? Já que a tornado saiu de linha, e foi enviado uma carta pela honda.

    Comentário por Jeferson Marcel — junho 7, 2009 @ 3:28 am

  5. Porque a honda no momento que tirou a Falcon e a Tornado de linha, não discreveu na carta que enviou para as pessoas que possuem consórcio, das mesmas citado acima.Não colocou na carta que teria uma linha nova e quem se Interessar-se se pronuncia-se pois liguei pra honda e os funcionários não sabiam informar se teria uma do tipo? e sim colocaram que pagariamos reajuste pela titan o que temos haver com a mudança??
    Sei que deveria fazer essa pergunta a HONDA mas já que ele não falaram sobre como iriam me responder sobre minha dúvida.

    Comentário por Jeferson Marcel — junho 7, 2009 @ 3:48 am

  6. A moto saiu bonita,ao contrário da XRE 300(moto dos POWER RANGER)que veio pra substituir a tornado…

    Comentário por Bruce — junho 10, 2009 @ 5:22 pm

  7. Essa supera a Fazer,com toda certeza.
    Muito linda e veloz é claro!
    mas espero que ela não tenha a mesma bateção da antiga strada e twister.
    abraço.

    Comentário por Evandro — junho 11, 2009 @ 8:56 am

  8. os engenheiros da honda dessa vez não assistiram os POWER RANGER,parabéns muito linda.

    Comentário por Eduardo — junho 14, 2009 @ 9:26 am

  9. Pessoal, se aumentou a potencia da moto, por que não incluir nos itens de serie i frio a disco na roda de traz???

    abraço,
    Igor Pereira

    Comentário por Igor Pereira — junho 14, 2009 @ 7:03 pm

  10. Porque não ter freio a disco na roda trazeira se ela saiu com varios itens novos???????????????????????????

    Comentário por jonatas ricardo — junho 14, 2009 @ 11:04 pm

  11. a moto realmente é bonita, mas poderia mudar as pedaleiras e colocar freio a disco na traseira também, a descarga poderia ser tipo a da honet e os piscas menores mas valeu.

    Comentário por moisés j santos — junho 16, 2009 @ 10:57 am

  12. ficou muito irada a CB300R,vou comprar!!!(só faltou freio a disco traseiro,uma pena,+ designe muito bacana,arrojado,gostei!!

    Comentário por jaivan — junho 16, 2009 @ 5:02 pm

  13. É UMA MÁQUINA!!!

    Comentário por DEIVINHO — junho 17, 2009 @ 8:34 am


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