WEBMOTORS

março 30, 2009

GP da Austrália termina com Button em 1º e Barrichello fica em 2º

GP da Austrália termina com Button em 1º e Barrichello fica em 2º

Brawn GP garante dobradinha histórica em estréia

brawngpJenson Button foi o grande vencedor do GP da Austrália de 2009, garantindo uma dobradinha histórica ao lado do seu companheiro Vagaroso , o brasileiro Rubens Barrichello. O feito iguala chegada da Mercedes à Fórmula 1, em 1954, quando também emplacou dois pilotos no pódio. Jarno Trulli, da Toyota, foi o terceiro colocado.

O brasileiro da Brawn GP contou com a sorte para garantir a posição. O excelente profissional que ele é, conseguiu, graças a uma vantagem aerodinâmica de sua equipe, garantir a segunda colocação na largada. Infelizmente, ou não tão infelizmente assim (estamos todos acostumados com as cagadas do Rubinho), ele esqueceu de engatar a marcha na largada, perdendo seis posições. Ao longo da corrida ele conseguiu chegar a quarta posição, sendo beneficiado ainda pelo acidente envolvendo Sebastien Vettel, da RBR, e Robert Kubica, da BMW, pouco antes do fim da corrida, ganhando de brinde um lugar no pódio.

ferrari_massaA vitória de Button – a segunda de sua carreira – era prevista desde a bandeirada de largada. O piloto administrou bem sua liderança e soube aproveitar a vantagem técnica de seu carro nos momentos certos. Felipe Massa, da Ferrari, e Nelsinho Piquet, da Renault, abandonaram a prova.

Atrapalhado por seu carro, o atual campeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, da McLaren, não desistiu de brigar por uma posição significativa até o fim da prova, chegando em quarto lugar após largar na última fila. Timo Glock garantiu a quinta colocação. O estreante Sebastien Buemi, da STR, também garantiu seu destaque na prova, registrando pontuação ao chegar em oitavo.

Superioridade na estréia

Com uma largada atribulada, Jenson Button quis aproveitar ao máximo sua pole position, e largou acelerando forte para manter a distância. Já Barrichello teve dificuldades com uma saída lenta e perdeu várias posições antes mesmo da chegada da primeira curva. Um toque contra outro monoposto avariou a asa frontal do carro do brasileiro, que permaneceu na pista com a peça problemática por mais duas voltas antes de parar nos boxes para substituí-la.

brawngp1

Hamilton, que largou em 18º, fez um trabalho consistente de retomada de posições ao longo da prova, embora seu carro tivesse visíveis dificuldades em manter um desempenho que favorecesse as ultrapassagens.

Heikki Kovalainen, da McLaren, foi o primeiro a abandonar a prova, com problemas na suspensão. Na 19ª volta, Nakajima, da Williams, rodou sozinho e chocou-se contra o muro de proteção. O acidente obrigou a entrada do safety car na pista, alinhando todos os carros por algumas voltas. Isso trouxe vantagem para Massa, que se distanciava da disputa principal, mas conseguiu avançar para a quarta posição, e Barrichello, que pode posicionar-se melhor para retomar colocações.

Quem acabou prejudicado pela medida de segurança foi Nelsinho Piquet, da Renault, que sofreu um choque contra Nico Rosberg logo que a bandeira verde foi agitada liberando novamente a pista, abandonando a prova. Massa também deixou a corrida, mas apenas na 46ª volta, após sentir problemas na suspensão.

O Kers, sistema de recuperação de energia que rende 30 cv a mais carregados a partir das frenagens do carro, mostrou seu valor. Apenas alguns veículos contavam com o equipamento na prova, mas a melhora no desempenho era notável, principalmente nas aproximações entre os pilotos após as curvas.

Leia também:

Ford Edge SEL V6 3.5
Carro movido a vento ultrapassa 200 km/h
Nova Parati? Fotos da possível novidade!
Uma análise não comprometida com a Honda da Nova Bros 150
Smart fortwo virá pro Brasil po R$ 59 mil Mercedes cria carro-conceito
Jogadores na Inglaterra vão ter escola de direção
Picape Fiat Strada cabine dupla é flagrada
Ducati quer lançar moto “dragster”
Apaixonados por Maverick
O carro mais barato do mundo
Airbag obrigatório ainda não foi regulamentado
Lamborguini desiste do seu primeiro sedan
Kansas 250 da Dafra chega em série limitada
Saiba qual é a melhor: NXR Bros x XTZ
A crise acabou?
Smart do Batman é leioloado nos EUA
Quais são as marcas mais confiáveis?
BMW R 1200 GS encara qualquer “parada”
Limpeza do ar-condicionado evita doenças, saiba como!
Flagra do Novo Porsche Cayenne
Nissan lança Livina, que baterá de frente com o FIT
Honda Bros 150 é testada na Amazônia

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: