WEBMOTORS

março 29, 2009

ABS obrigatório no Brasil

ABS obrigatório no Brasil

Segundo informou a Agência Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) espera que até 2014 o Sistema Antibloqueio de Frenagem, o freio ABS, faça parte de todos os veículos novos fabricados no país. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva, o equipamento extra não irá interferir no preço final do veículo.

De acordo com Silva, as exigências que permearão a implantação obrigatória do ABS e a porcentagem de carros que deverão sair de fábrica já em 2010 com o sistema serão definidas pelos membros do Contran em reunião que ocorre na primeira semana de abril. A implantação dos freios, segundo o presidente, deverá será feita aos poucos até abranger todos os automóveis”.

“A partir de 2014, todos os carros do país sairão de fábrica com o airbag. O mesmo prazo será usado para os freios ABS. O equipamento não irá encarecer o automóvel”, garantiu Silva, que assistiu à apresentação do desempenho do sistema de freios realizada sexta-feira (20) no autódromo de Brasília.

A demonstração serviu como embasamento técnico aos membros do Conselho. Foram feitas, em chão molhado, três manobras com o veículo, com e sem ABS. O sistema foi testado também pelo presidente do Contran. “A diferença é brutal. A falta do ABS é impressionante”, afirmou.

A lei que torna obrigatória a instalação da almofada de ar para o condutor e o passageiro em todos os veículos novos, foi publicada quinta-feira (19) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em relação à lei do ABS, o presidente garantiu: “Nós vamos fazer de uma maneira progressiva para que a indústria automobilística tenha condição de implantar isso”, disse o presidente do Contran.

Leia também:

Carro movido a vento ultrapassa 200 km/h
Nova Parati? Fotos da possível novidade!
Uma análise não comprometida com a Honda da Nova Bros 150
Smart fortwo virá pro Brasil po R$ 59 mil Mercedes cria carro-conceito
Jogadores na Inglaterra vão ter escola de direção
Picape Fiat Strada cabine dupla é flagrada
Ducati quer lançar moto “dragster”
Apaixonados por Maverick
O carro mais barato do mundo
Airbag obrigatório ainda não foi regulamentado
Lamborguini desiste do seu primeiro sedan
Kansas 250 da Dafra chega em série limitada
Saiba qual é a melhor: NXR Bros x XTZ
A crise acabou?
Smart do Batman é leioloado nos EUA
Quais são as marcas mais confiáveis?
BMW R 1200 GS encara qualquer “parada”
Limpeza do ar-condicionado evita doenças, saiba como!
Flagra do Novo Porsche Cayenne
Nissan lança Livina, que baterá de frente com o FIT
Honda Bros 150 é testada na Amazônia
Novo “asa-de-gaivota” da Mercedes

1 Comentário »

  1. As coisas estão mudando em relação a segurança e isso já é muito bom, mas quando é que vamos ter o carro de passeio movido a Diesel? As vantagens são enormes em relação a gasolina e alcool, tanto é que uma caminhonete a Diesel chega a custar mais de 50% em relação as equipadas com motores flex e o Brasil é um dos poucos ou talvez o único pais que não tem aprovação para fabricar carro de passeio a Diesel. Porque será???

    Comentário por David Rodrigues — janeiro 6, 2011 @ 5:25 am


RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.