WEBMOTORS

fevereiro 16, 2009

Nova BMW S 1000 RR

Filed under: MOTOS — Tags:, , , , , , , — Pedrão @ 1:51 pm

Nova BMW S 1000 RR

BMW começa a produção da S 1000RR para participar do mundial de Superbikes

12344534244037909508Desenvolvida para as pistas, superesportiva da marca alemã chega para disputar o exclusivo e sofisticado segmento, que tem concorrentes europeus e japoneses de peso

No início de 2008, a alemã BMW anunciou que iria disputar o mundial de Superbikes deste ano (com os pilotos Ruben Xaus e Troy Corser), cujo regulamento exige motocicletas a partir das fabricadas em série, e não protótipos exclusivos de competição. A surpresa é que, em sua linha, não constava nenhum modelo apropriado para a tarefa de duelar com os verdadeiros mísseis superesportivos japoneses e italianos da categoria, mas, sim, modelos sofisticados e confortáveis, mais adequados para longas viagens.

123445342440379095081
Para desfazer o mistério, o presidente da divisão de motos, Hendrik von Kuenhein, anunciou que produziria sua própria superesportiva, com todos os requintes necessários, utilizando, inclusive, tecnologias desenvolvidas nas pistas pela equipe BMW de Fórmula 1. O projeto virou motocicleta de produção, que ganhou o nome de S 1000 RR (S de Sport, e RR, de Racing) e, no início de fevereiro, entrou em linha de montagem em sua fábrica de Berlim, para ser comercializada inicialmente na Alemanha, ainda no primeiro semestre, por 15.150 euros.

Mercado
O presidente também destacou que o modelo S 1000 RR inaugura um novo e importante segmento da marca, para disputar um apetitoso mercado, que consume cerca de 100 mil unidades por ano no mundo, de altíssimo valor agregado, mas que é dominado pelos japoneses, que ficam com a maior parte, cerca de 85% do bolo. Além disso, as superesportivas funcionam como uma espécie de cartão de visitas e a participação no mundial de Superbikes (começa em março, na pista de Philip Island, na Austrália) aumenta a visibilidade e o prestígio da marca, já que é disputado em 13 países e em quatro continentes.

Pelo regulamento do campeonato de Superbike, a moto de competição tem que ser baseada no modelo de rua
O interessante é que, para enfrentar principalmente os japoneses, a BMW utilizou algumas armas parecidas com a dos “inimigos”, mas desenvolveu outras exclusivas. O motor tem 999cm³, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando, refrigeração líquida e desenvolve 180cv. Porém, o propulsor está inclinado em 55 graus, para rebaixar o centro de gravidade e as massas. O quadro tem arquitetura de dupla trave, em alumínio, assim como a balança da suspensão traseira, em formato “banana”.

Canhão
A BMW S 1000 RR que vai rodar nas ruas e estradas do mundo tem sistema de freios ABS, com quatro modos de atuação (reguláveis pelo piloto) e duplo disco de freio na roda dianteira, com pinças Brembo de quatro pistãos. Além disso, a nova motocicleta tem controle de tração, para o piloto despejar potência sem o perigo de perder o controle, com a roda traseira patinando.

A suspensão dianteira é invertida, com tubos de 45mm de diâmetro, e a traseira, mono, sendo ambas reguláveis. O peso a seco é de 183kg e a transmissão final, por corrente, em vez do tradicional (mas inapropriado para competições) eixo cardã da marca. As pedaleiras são ajustáveis e o escape, único, com ponteira curta e lateral. O painel mistura elementos analógicos e digitais. Já o visual é escancaradamente clonado das motos japonesas da categoria, com dois faróis dianteiros, tomada de ar central e rabeta fina, com lâmpadas led e suporte de placa suspenso. O “recheio”, porém, tem a missão de provar que as coincidências acabam aí. O modelo será importado para o Brasil, mas ainda não tem data e preços definidos.

12344534243592839241

Adaptada de Vrum

Leia também:

Etapas da Moto GP e Superleague em Interlagos
Mais um carro pra lista dos que fazem 0 a 100 em 3s
Nova Ferrari F450!
Fotos BMW 5GT são divulgadas pela marca alemã!
Petrobrás desmente contrato com Honda F1 e Bruno Senna
Nova Saveiro com cabine estendida se chamará Arena
Gran Venture é o nome da nova Fiat Strada cabine dupla!
Fotos do Porsche Panamera
Buno Senna assinou contrato com a ex-Honda
Volkswagen EOS no Brasil
Corvette do filme Transformers 2 é apresentado pela GM
O seu jeito de dirigir afeta o consumo
Spark estreará em Genebra e pode ser vendido aqui!
Ferrari 250 TR pode se tornar o carro mais caro do mundo
Menor carro do mundo!
Nova Lander 2009 Yamaha XTZ 250
Nova XR 250 Tornado!
Nova Twister, ou seria kriva?
Moto de US$ 125 000 feita por preparador!
Novo Uno e projeto Viva
CG Titan 2009 faz mais de 40 km/
Picape do Peugeot 207 flagrada nas ruas
Ar condicionado gasta mais? Nem sempre!!!
Versátil e econômica: Nova Yamaha XTZ 125 2009
Motos ecologicamente corretas: híbridas e a gás!
Pneus: entenda as medidas
O mais econômico!
Nova Honda CBX Twister, possível Kriva?
Novos carros e regras da F1 2009

Anúncios

1 Comentário »

  1. Já havia visto esta super máquina no salão duas rodas deste ano e fui convidado para subir nela em uma das concessionárias BMW, realmente esta moto vem para garantir seu espaço no mercado das 1.000 cc. A previsão de chegada é março de 2010, com os preços de: R$ 66.000,00 para o modelo STD e R$ 75.000,00 para o modelo completo.
    Agora é só entrar na fila e aguardar 2010.

    Comentário por Mauricio Rodrigues — dezembro 2, 2009 @ 6:33 pm


RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: