WEBMOTORS

janeiro 23, 2009

Nova lei para rebaixados

Nova lei para rebaixados 

Contran muda Resolução 292/2008, que trata das modificações mecânicas em veículos. Deliberação esclarece sobre alterações realizadas na suspensão. 

vez-dos-rebaixados

No fim de 2008, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou deliberação que esclarece um ponto conflituoso a respeito da modificação da suspensão dos automóveis. A Deliberação nº 75, entre outras alterações, elimina o inciso IV do artigo 8º da Resolução 292/2008, que proibia “a alteração das características originais das molas do veículo, inclusão, exclusão ou modificação de dispositivos da suspensão”. Esse inciso entrava em conflito com o parágrafo único do artigo 6º da Resolução 292, que, ao exigir que os veículos que tiverem sua suspensão alterada devem trazer a nova altura no campo de observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), dava a entender que a modificação era aceitável.

O texto do inciso IV do artigo 8º estava dificultando a regularização de alguns veículos que tiveram a altura da suspensão alterada, afinal, é impossível modificar a altura da suspensão sem mexer em seus componentes. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a intenção do texto do inciso IV era proibir a prática de cortar ou alongar as molas, procedimento bem mais comum para alterar a suspensão do que a modificação em todo o conjunto, medida aconselhável e que não prejudica a dinâmica do veículo. Então, na prática, essa deliberação veio para resolver este problema de interpretação e passar a responsabilidade sobre o procedimento correto para as empresas creditadas.

Os proprietários que pretendem alterar a suspensão de seus carros devem prestar atenção ao caminho correto para registrar a mudança. O primeiro passo a ser tomado é procurar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para conseguir uma autorização e depois se dirigir a uma empresa credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para atestar se as modificações pleiteadas estão de acordo com a lei.

Cuidado
Para Carlos Magnus Othero, da Magnus Alinhamento, rebaixar o carro pode trazer várias desvantagens, como desalinhamento constantes, desgaste prematuro da suspensão e amortecedor, aumento dos ruídos de rodagem, desconforto (carro fica “duro”), além de folgas das buchas e pivôs. “Para você ter ideia de como esse serviço dá dor de cabeça, eu não rebaixo carro na minha oficina. Mas, se a demanda for voltar a suspensão à originalidade, eu faço”, diz Othero, que ainda emenda que a mudança traz uma falsa sensação de estabilidade porque a suspensão perde parte do seu curso e deixa de distribuir corretamente o peso das rodas na estrada, prejudicando o comportamento dinâmico.

Especiais
Outra questão que a Deliberação 75 resolveu foi o entrave encontrado por proprietários de veículos classificados como especiais (ambulâncias, carros funerários, trailers) ao enquadrá-los novamente como veículos de carga ou uso misto. Antes da alteração, os proprietários desses veículos não conseguiam licenciá-los.

Fonte: Pedro Cerqueira – Estado de Minas

Leia também:

Nova Honda CBX Twister, possível Kriva?
CNH: Novas regras para habilitação entraram em vigor dia 1° de Janeiro de 2009
Motos chinesas invadem mercado nacional!
Facelifts proíbidos!
Novo Vectra chega em março!
Novos carros e regras da F1 2009
Em dia com a nova lei de Xenon
Moto diesel – EVA Track T-800 CDI
Nova lei para rebaixados 
É lançado Captiva de entrada com motor 2.4
CG Titan 2009 faz mais de 40 km/l
Nova Saveiro com cabine estendida se chamará Arena
Novo Uno e projeto Viva
Fiat Palio 2010 – Em busca do terreno perdido
Carro oficial do Presidente Obama
SEGREDO! – Nova geração do Porsche 911 roda na neve  

12 Comentários »

  1. Desculpe encomodar novamente mas vocês tem ideia se alguem ja conseguiu a regulamentação?
    Pois fui a detran para conversar a respeito da autorização e o senhor que me ayendeu disse que é nescessario um documento do fabricante dizendo que o produto é para o devido carro e que eu teria que trocar ate a coluna do carro …. fiquei sem enterder esta parte mas infelizmente sabemos bem que as pessoas te uma grande falta de paciencia para esplicar as coisas quando são contestadas pricipalmente alguns funcionarios do DETAN….deixando o meu desabafo de lado para mim rebaixar um carro eu so teria que conlocar uma mola esportiva e uma adequação dos demais itens como amortecedor etc… Então eis a minha pergunta se vocês ja sabem de alguém que tenha regularizado a sua suspenção rebaixada pesso por favor coloque aqui o que foi solicitado para que eu posso ter como argumentar com as pessoas responsaveis.
    Agradeço desde ja pela atenção.

    Comentário por Anderson — março 4, 2009 @ 9:48 pm

  2. isso ai é ridiculo
    meu carro é rebaixado i nunca desalinhou i nen estragou a suspensão so é um pouco desconfortavel mais o carro fica mais bonito baixo por tanto isso é ridiculo
    eu rebaixei i aconselho a rebaixarem
    eu tenho o novo polo i eu tirei 2 voltas do elo atrás i 1/2 na frente
    ficou muito bom
    mais vou colocar supensão a ar ai quero ver os cana embaçar
    pqe na hora eu levanto o carro i pronto . i outra nunca levei uma multa por rebaixamento de veiculo !

    Comentário por marcos eduardo silva — abril 20, 2009 @ 3:50 pm

  3. OLHA SÓ EU CORTEI 2 NA FRENTE E UM ATRÁS LASQUEI NO CHÃO E TE DIGO JÁ FIZ UM TESTE NA MESMA CURVA ELE ALTO E ELE BAIXO ELE BAIXO NÃO JOGOU O FUNDO ARO 14 PNEU 185/60 E 175/70 ATRÁS UM AMOGO MEU FORMADO EM ENGEARIA NA UFBA MIM FALOU PARA COLOCAR ASSIM MISTER OFICINA QUAL SUA FORMAÇÃO MIM DESCULPE!!!!

    Comentário por MARCUS — maio 26, 2009 @ 10:35 pm

  4. HA BOM VC TOCAR NESSE ASSUNTO DE DESALINHAR O MEU DE UNS MESES PRA CÁ NÃO BALANCEAVA NEM A PAU SEMPRE DIZIÃO QUE ERA PNEU COLOQUEI NOVOS CONTINUOU O POBLEMA QUANDOJOGUEI NO CHÃO O POLBLEMA SUMIU E JÁ FIZ TODA A REVISÃO PARA D´POIS NÃO FALAREM QUE ESCONDEU O POBLEMA O CARRO É MEU FAÇO O QUE QUERO E SE NÃO CONSEGUIR COLOCAR NO DOCUMENT

    Comentário por MARCUS — maio 30, 2009 @ 11:12 am

  5. NÃO ESTOU NEM AI MULTOU EU PAGO SE VC REBAIXA TEM QUE ARCA COM A CONSEQUENCIA MAIS VOU PEDIR A AUTORIZAÇÃO ESSA SEMANA NO DETRAN PQ PROPINA EM BLITZ Ñ DOU PAGO A MULTA!!!!!

    Comentário por MARCUS — maio 30, 2009 @ 11:15 am

  6. EH POR ISSO Q MINHA SAVEIRO TEM SUSPENSÃO A AR… DESCUPAIH ….. huahsuhuashuas se torna segura e massssssssssssssssssssssssssscia e a bixa anda largada e de boua, se vejo puliçah… ssschhhh levando a savah, se elas ja foram…. peeeeeeeeii!!! larrrrrgo a fia da main denovo \o/ !!! uhuwW !!

    Comentário por Rafa (scrashu) Guaira-PR — agosto 25, 2009 @ 2:57 pm

  7. Tenho um palio e coloquei sistema de grampo,algumas pessoas me dizian q era ruin q poderia escapar…MITO…ja faz 2 anos q ando com o carro assim e olha q esta largado no chão 2 elos na frente e dois atraz…eesta um pouco duro e pula tb….mas como diria um amigo meu ocaro rebaixado q ñ pular um pouco ñ é carro rebaixado…

    Comentário por Zig trance — novembro 15, 2009 @ 6:59 am

  8. sem comentários!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por brunosantos — junho 5, 2010 @ 7:21 pm

  9. pagar ipva e seguro tenho q pagar rebaixar meu carro nao pode a va meu

    Comentário por diego — junho 8, 2010 @ 8:36 pm

  10. Coloquei suspensão a ar no meu palio e o carro sobe e desce o lado do motorista torto. Alguem tem uma sugestão para melhorar?

    Comentário por Junior — abril 11, 2011 @ 12:53 am

  11. ola! eu tenho uma duvida, eu quero alterar a suspensao do meu caminhao ( vou acrescentar mais molas na suspensao traseira fazendo assim com que a mesma fique mais alta ) o detran permite essa alteraçao, como consigo uma autorizaçao?

    Comentário por isaak — agosto 30, 2011 @ 3:46 pm

  12. Tenho um gol rebaixado mas legaEssa semana meu carro foi apreendido porque o Policial achou que estava 2 cm abaixo. E nã dá pra discutir com os home.Te unsque se acham o dono da verdade.

    Comentário por francisco — janeiro 26, 2014 @ 10:17 am


Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe um comentário

O tema Silver is the New Black. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

